Eleições AAUM 2010: Candidatos à mesa RGA
Nestas eleições de 7 de Dezembro também esteve em causa a escolha de uma lista para presidir a mesa RGA. E as listas as votos foram:
· Lista D – representada por Sérgio Moura, aluno de Direito, que, assim se recandidata. O candidato colocou a tónica da campanha na promoção do diálogo com os alunos pois o objectivo desta lista é que a mesa da RGA tudo faça para chegar ainda mais alunos.
· Lista E – presidida por Sara Lourenço, aluna do 3º ano de Línguas Aplicadas. Esta lista estava integrada num conjunto de listas dinamizadas pelo movimento AGIR e candidatou-se para tentar devolver credibilidade às RGA’s. Durante a campanha, a candidata salientou o facto de a maioria dos estudantes da UM não saberem sequer o que é a RGA (órgão deliberativo da AAUM) e frisou que considera que este órgão está subjugado ao calendário de actividades da então direcção da Associação Académica.
· Lista F – representada por Luís Pinheiro, do 2º ano do curso de Psicologia. Esta lista foi constituída por elementos do movimento unitário ELO-Estudantil. Ao longo do período de campanha eleitoral, a lista F assumiu como principais objectivos aumentar a participação nas RGA’s e consciencializar os estudantes para a importância das mesmas. Ao Académico, Luís Pinheiro diz que “a pouca participação dos alunos tem sido culpa das últimas mesas de RGA, pois não têm feito divulgação de forma visível”.
Candidatos ao Conselho Fiscal e Jurisdicional (CFJ)
Quatro listas candidataram-se à presidência do CFJ:
· Lista G – sendo Maria Canelas, do 3º ano de Design e Marketing de Moda, a cabeça de lista. A aluna da UM já tinha integrado as candidaturas que venceram as eleições para o CFJ nos dois últimos anos, logo, realçou, durante a campanha, a sua experiência. Um apertado e rigoroso controlo dos orçamentos e contas da AAUM foi o lema da lista.
· Lista H – representada por Nelson Cerqueira, estudante de economia. Ao longo do período de campanha eleitoral, o candidato deu conta de considerar que a CFJ tem estado adormecido, sendo que a sua actividade não tem sido muito relevante. A lista propôs-se, assim, a tornar o órgão mais activo e participativo.
· Lista I – presidida por Nuno Gonçalves, estudante da licenciatura de Ciências da Computação. Esta lista esteve integrada num conjunto de listas dinamizadas pelo movimento AGIR e defendeu um CFJ enquanto fiscalizador das actividades financeiras e administrativas da direcção da AAUM. O candidato disse ao Académico que este órgão tem sido tratado como um mero legitimador das decisões da direcção em matéria fiscal.
· Lista J – representada por Nuno Rodrigues, enquanto membro do Elo-Estudantil. A lista apresentou como objectivo central a luta por uma AAUM transparente que use os seus recursos em prol dos estudantes. Rejeitou, assim, criar um sistema restritivo e burocrático.
Sem comentários:
Enviar um comentário